RESULTADO FINAL


Em sua quinta edição, o Desafio de Aprendizagem Criativa foi reformulado para criar maior aproximação com as redes públicas de ensino. Em nível de prioridade para a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a adoção sistêmica da aprendizagem criativa fomenta um diálogo com o currículo enquanto cria estratégias de apropriação em maior escala. Estamos muito felizes em poder contar com o novo grupo de Fellows que podem nos ajudar com esse objetivo. 

Recebemos o total de 138 propostas com o apoio de secretarias de ensino interessadas em desenvolver projetos de aprendizagem criativa. Destes, 30 projetos foram elencados como finalistas e farão parte de um Grupo de Estudo e Trabalho (GET) mediado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e MIT Media Lab. 

Finalmente, 8 trabalhos foram escolhidos como selecionados para a fellowship, e contarão com formação presencial e visita aos principais eventos de Aprendizagem Criativa 

Veja a seguir a descrição que cada equipe selecionada traz para o que será realizado ao longo de 2020 por meio do DAC. 

 


Adoção sistêmica da Aprendizagem Criativa no Ensino da Matemática
O projeto abordará a Aprendizagem Criativa, focando nas criações dos alunos. Partindo de uma proposta atrelada ao currículo e a problemáticas do cotidiano, serão desenvolvidas atividades onde os estudantes possam utilizar seus conhecimentos e a linguagem matemática em um contexto que os oportunize ousar e criar apreendendo mais sobre elétrica, eletrônica, programação, reutilização de materiais e pensamento computacional, permeado pelos 4 P’s e a Espiral da AC. O projeto tem o professor como um provocador e mediador, como aquele que sabe a hora de dar o “start” e o“stop” na criação, considerando o protótipo do educando como seu melhor processo de aprendizagem. Como o projeto relaciona-se aos conteúdos trabalhados e envolve uma perspectiva social, pode ser utilizado conforme o currículo e problemática de cada região. O projeto integra o Programa Aprendizagem Criativa, implementado em 2019 pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, que visa criar políticas públicas para a adoção da AC prezando por sua equidade e expansão.  
Local: São Bernardo do Campo, SP
Fellows Responsáveis: Roberta Maria Santos Nascimento, Anie Masquete Paruta, Simone Nogueira de Souza e Edeli Machado Luglio Adalberto

 

Alimentando Mentes Criativas
O projeto ofertará aulas no período regular da escola onde os alunos do 4º ano de uma comunidade com baixos índices de aprendizagem terão a liberdade para desenvolver projetos envolvendo noções de programação, respeitando seu nível de desenvolvimento, em animações e jogos com criatividade. Os projetos criados poderão ser utilizados pelos colegas da escola, do município e da comunidade, estimulando a autoestima, raciocínio lógico, causa e consequência, linguística, resolução de problemas e trabalho em equipe. Por meio de formações, mobilizará professores e gestores a refletir sobre as metodologias convencionais e a reconhecer e valorizar o Scratch e o App Inventor como instrumentos de pesquisa, reflexão, criatividade e interação para além da ênfase em avaliações pontuais tradicionais. A Secretarias de Educação Municipal incentiva e apoia os docentes em conhecer e desenvolver propostas de aprendizagem criativa oferecendo momentos de formação em HTPC, Semana da Educação para toda a rede. A relação com o projeto é oportunizar e divulgar as diversas conquistas que o município tem se destacado evidenciando que é possível uma educação de qualidade pautada no engajamento por meio dos 4 Ps da aprendizagem criativa.
Local: Jaguariúna, SP
Fellows Responsáveis: Luciene Mára de Lima, Andrea Aparecida Nogueira do Nascimento e Inaiara da Silva Santos

Aprendizagem criativa na rede Estadual da Educação de Alagoas
Esta proposta tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos em em Aprendizagem Criativa elaborados por grupos de estudos formados por alunos(as) da Rede Estadual da Educação de Alagoas, dando forma e sentido prático ao ato de aprender. Uma maneira lúdica, criativa e eficiente de ensinar e aprender, afinal o aluno também pode ensinar. A iniciativa surgiu da necessidade de promover a aprendizagem criativa para possibilitar a construção de práticas inovadoras. Considerando que Alagoas tem índices negativos nos cenários educacional e de desenvolvimento humano entre os estados da Federação (IBGE,2010), vamos, com o desenvolvimento deste projeto, viabilizar a inclusão social e, consequentemente, a redução da evasão escolar, fenômeno recorrente no EM. A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE - oferecerá condições para que o projeto tenha sustentabilidade mesmo após o término do apoio da Rede Brasileira e os seus apoiadores, através de formações dos professores envolvidos, bem como compra de itens para apoiar o desenvolvimento da atividades realizadas pelos estudantes.
Local: Alagoas
Fellows Responsáveis: Ednaldo Firmino da Silva, Kaio César Pereira Gomes e Rafaela Moreira da Silva
     

 

Exercício do Pensamento: por uma escola justa
O argumento de nossa atuação e o fomento da construção de uma cultura escolar é pautada em três eixos fundamentais: democracia, escola justa e exercício do pensamento. Além disso, está firmada nos princípios: valorização das perguntas dos educandos como mobilizadoras de um trabalho interdisciplinar e da paixão pelo aprender; visão da diferença como potência de múltiplas de formas de existir e pensar; constituição do professor como pesquisador. Esta iniciativa é baseada em experiências realizadas no laboratório digital, nas quais estudantes de diferentes idades trabalham em harmonia nas oficinas de aldeia criativa e criação de protótipos com materiais não convencionais ou com kits de robótica. Além de outros projetos exitosos envolvendo diferentes disciplinas, passaremos a organizar os tempos e espaços da escola de maneira que aulas baseadas em abordagem investigativa e atividades mão na massa façam parte efetiva do dia a dia da escola. A Diretoria Regional de Ensino/SME acompanha o Projeto Político-Pedagógico da escola e oferece apoio técnico-pedagógico, por meio da formação continuada, acompanhamento regular da supervisão, divulgação do Projeto e disponibilização de recursos financeiros.
Local: São Paulo, SP
Fellows Responsáveis: Claudia Maria Meirelles, Fernanda Valéria dos Santos Mota, Patrícia Helena Ferreira e Ana Carolina de Viveiros Beltran

 


Formando professores e cativando alunos
O projeto tem como objetivo implantar a Aprendizagem Criativa (AC) nas aulas curriculares de matemática do 7º ano. Para isso os planos de aula serão reescritos pelo professor de matemática, sob a perspectiva da AC, contando com o apoio dos integrantes da equipe e em colaboração com professores convidados em determinados momentos. Além disso, o projeto contemplará a formação continuada dos professores da rede de ensino. Para 2020 serão 60 professores em uma formação composta de oito módulos, abordando: AC (2 módulos), o uso da tecnologia e da programação como ferramenta de apoio e enriquecimento das aulas (3 módulos) e o design de atividades, onde o professor terá a oportunidade de desenhar suas próprias atividades e a conduzi-las com seus alunos como parte do processo formativo (3 módulos). O Centro de Educação Prossional de Vinhedo, CEFORMI será a instituição responsável direta pelo projeto, fornecendo o local de formação dos professores, infraestrutura e materiais necessários ao desenvolvimento de todas as ações, além do acompanhamento semanal do professor e do coordenador pedagógico envolvido, trabalhando em conjunto no desenvolvimento dos planos de aulas e nas avaliações no decorrer do programa.
Local: Vinhedo, SP
Fellows Responsáveis: Peter Rodrigo Trento, Diego Rodrigues Gonçalves, Viviane Moitinho da Silva e Flavio Nicastro

 


Geração Sustentável - ressignificando resíduos em soluções através da aprendizagem criativa
Os professores e alunos da escola piloto visitarão indústrias pertencentes à comunidade na qual a escola está inserida para conhecer, aprender e receber resíduos adequados às práticas mão na massa. Será realizado um Desafio Criativo, orientado pelos 4 P's da Aprendizagem Criativa, direcionado à criação de projetos para solucionar problemas ambientais com o material recebido. Durante o desafio, com o auxílio dos professores, o papel das indústrias será analisado quanto ao impacto ambiental/econômico e importância para a comunidade (biologia, história, geografia, matemática), os resíduos quanto a sua composição (física, química) e os projetos serão aprimorados. Ao final do desafio, os trabalhos serão apresentados no FIC-RS, no III Festival STEAM SEDUC RS, na MOSTRATEC e na 2a STEAM Party RS. A Secretaria de Ensino aprovará e monitorá o projeto, propondo ações para formação de gestores, professores e alunos, criando estratégias, agregando parceiros, organizando eventos, articulando e aprovando ações para licitação e compra de materiais, contratação de serviços, envio e manutenção de equipamentos e alinhamento do projeto com o programa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC) Jovem RS Conectado no Futuro.
Local: Rio Grande do Sul
Fellows Responsáveis: André Peres, Fabiana Lorenzi, Eliane Soares da Silva e Ana Luiza Cardoso Cunha

 


Missão Galo: em busca de nossa História
O projeto visa resgatar e valorizar a cultura local de maneira lúdica e criativa. Para tanto, serão realizadas oficinas mão na massa de histórias, mitos e expressões artísticas em escolas nas regiões do estado, seguidas da ministração de oficinas de Scratch, nas quais os alunos poderão ressignificar a cultura local por meio desta linguagem. Por fim, pretende-se reunir as histórias coletadas durante as oficinas e organizá-las em um livro/jogo, no qual além dos elementos verbais e ilustrações, os leitores também terão acesso, por meio de QR Codes, à versão em Scratch de cada uma delas. O objetivo é que o material seja distribuído nas escolas da rede e, assim, instigue a curiosidade ao mesmo tempo em que fortaleça um reconhecimento identitário dos indivíduos com suas comunidades. A Subcoordenadoria de Educação Profissional apoia o projeto na realização das formações profissionais, incentivando e auxiliando a elaboração de projetos que priorizem a criatividade, a relevância para o contexto local, o trabalho coletivo e que respeitem as motivações individuais do aluno. Além disso, oferece, dentro do possível, materiais, infraestrutura e recursos financeiros para elaboração e execução das etapas do projeto.
Local: Rio Grande do Norte
Fellows responsáveis: Wesley Rodrigo Pedroza da Silva, Igor Rasec Batista de Azevedo, Camila Alves Duarte e Sheila Pricila Marques Cabral de Souza

 

Programação e Arduino nas Terras de Vitalino
Diante das “novas” demandas sociais e educacionais e da importância da escola enquanto base de qualquer sociedade, percebemos que a escola não pode pensar o futuro sem buscar meios de subsidiar os professores e alunos para esta “nova” realidade. É com o intuito de contribuir para que a escola consiga cumprir este papel que o projeto Programação e Arduino nas Terras de Vitalino foi criado. Em parceria com o programa Letramento em Programação, oferecemos há dois anos formações para 38 professores em Scratch e metodologias ativas. Neste ano pretendemos criar nas escolas atendidas pelo programa centros de aprendizagem criativa com o intuito de inserir o ensino de robótica dentro de um universo mão na massa, por meio da utilização de recicláveis e kits de baixo custo. A Gerência de Inovação na Educação da Rede de Ensino Municipal de Caruaru-PE gerencia o projeto, garante a formação dos profissionais, faz o acompanhamento, busca destinar recurso para a produção de materiais, garante a infraestrutura de formação e realização das aulas e para a realização de eventos.
Local: Caruaru, PE
Fellows responsáveis: Adeilsa da Silva Ferreira, Michele Mara de Araújo Espíndula Lima, Saulo Santos da Silva e Débora Dias Ribeiro

 

FINALISTAS

 Estar entre os finalistas é um importante reconhecimento da qualidade e alinhamento dos trabalhos selecionados aos princípios da aprendizagem criativa, além disso os projetos abaixo atendem aos requisitos do formato que o DAC 2020 prevê como base para a adoção sistêmica. Esta é uma oportunidade de continuarmos crescendo juntos, aprimorando ações e contribuindo para a troca de experiências. 

Neste ano, todos os finalistas serão convidados a participar de um Grupo de Estudos e Trabalho (GET), que discutirá práticas em aprendizagem criativa, escalabilidade e expansão dos projetos em colaboração com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. 

A listagem final dos projetos selecionados para o Desafio Aprendizagem Criativa 2020 será divulgada no dia 25 de fevereiro.

Confira a lista completa:

Projeto: Aprendizagem criativa: da robótica educacional às conexões interdisciplinares

  • Rafael da Luz Herdy

  • Fábio Júnior da Silva Castro

  • Maria Bernadete da Cruz Reis

Rede Estadual de Ensino do Pará

Projeto: Astro-maker

  • Patrícia de Oliveira Cardoso

  • Maria Aparecida de Oliveira

  • Patrícia Proença Callado

Rede Municipal de Sorocaba - SP

Projeto: Barigui, espelho de mim

  • Edilaine Cristina Manoel Joaquim

  • Izolde Maria Pinto Deschermayer

  • Manuelle Pereira da Costa Simeão

  • Noeme Rodrigues da Silva

Rede Municipal de Curitiba - PR​

Projeto: “Bora brincar lá fora?”: atividades mão na massa e educomunicativas como instrumentos na busca pela saúde integral.

  • Mariane Maio Braga

  • Amanda Fernanda Lourenço dos Santos

  • Janete Puchalski Breus

  • Ana Maria Lourenço

Rede Municipal de Palmeira - PR

Projeto: Computação Criativa para o município de Arroio do Padre

  • Marlene Steinle

  • Daniel Maximila Rocha

  • Ana Claudia Vaz

  • Viviane Moraes Moreira

Rede Municipal de Arroio do Padre - RS

Projeto: Cultura Maker de filho para pai: Uma perspectiva de projeto de vida

  • REGEANE RAMOS CHAVES

  • Karen Ralline da Cunha e Silva

  • Vannessa Ribeiro da Silva

  • JECICLEIDE DE OLIVEIRA NASCIMENTO

SEMED- Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Projeto: Clic - Centro de Línguas, Linguagem, Inovação e Criatividade

  • Alcione da Anunciação Caetano

  • Aparecida Alves de Oliveira

  • Maria do Carmo da Silva Gomes de Oliveira e Sousa

  • Kércia Maria Pontes Maia

Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - MG

Projeto: Desbravando a Geografia presente no universo fictício de Harry Potter: criando experiências interativas com realidade aumentada (RA)

  • Gleidson Silva Santos

  • Ivonei de Almeida Carneiro

  • Rodrigo Guimarães Mota

  • Ítalo Rangel Lopes dos Santos

Redes municipal e estadual de Serrinha - BA

Projeto: Eco Maker Space – Espaço de Aprendizagem Criativa com Sustentabilidade

  • Eduardo Ferro dos Santos

  • Analice de Oliveira Barboza

  • Kelvius Ricardo De Oliveira Fernandes

  • Homailson Lopes Passos

Rede Municipal de Lorena - SP

Projeto: Educação para a Agropecuária

  • Marcio dos Santos Vasconcelos 

  • Fátima Zagulski de Oliveira  

  • Joanice Kravelim 

  • Marcel Jayre Mendes dos Santos 

Rede municipal de Mato Rico - PR

Projeto: Formação Criativa na Prática

  • Marize Lyra Silva Passos

  • Marcos Vinícius Forecchi Accioly

  • Mariella Berger Andrade

  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Espírito Santo (Ifes) - ES

Projeto: Laboratório de Aprendizagem - Práticas educativas para uma educação inovadora

  • HAMILTON SILVA DO NASCIMENTO

  • Laísa Suelen Melo Costa

  • Michelle de Cassia Nascimento Amador

  • Diene Ellen Amador dos Santos

Rede Municipal da Prefeitura de Ananindeua - PA

Projeto: Laboratório Pedagógico de Inovação: disseminando a inovação no ensino público

  • Dagmar Heil Pocrifka Bley

  • Silmara Campese Cezário

  • Estela Endlich

Rede Municipal de Curitiba - PR

Projeto: Minha história e a África

Patricia Delgado Dias Cruz   

Adriana Garcia Do Carmo

Edeli Machado Luglio Adalberto

Rede Municipal de São Bernardo do Campo - SP

Projeto: Núcleo Científico de Altas Habilidades e Superdotação

  • William Coelho de Araujo Fagundes

  • Magda dos Anjos Silva Giarolo

  • Neuci Sampaio da Silva Kruchlack

  • Ivone de Almeida Dias

Rede Municipal de Fazenda Rio Grande - PR​​

Projeto:Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para pessoas cegas

  • Glaucio Ramos Gomees

  • TACIANA CRISTINA DE MORAES FERREIRA

  • LUCILLE MAIA BATISTA

Rede municipal da cidade do Paulista - PE

Projeto:Projeto elétrico

Kely Cristina Bueno

  • Cristiane Aparecida Ribeiro de Queiroz

  • Fabiana Antunes dos Santos

  • Edeli Machado Luglio Adalberto

Rede municipal de São Bernardo do Campo - SP

Projeto: Reinventando a matemática no mundo da robótica

  • Inaiara da Silva Santos

  • Luciene Mára de Lima

  • Luis Fernando Ridi

  • Fabiana Pinto Catão de Barros

Rede municipal de São Paulo- SP

Projeto: REVIRANDO ESPELHOS: A ARTE COMO FONTE REVELADORA DOS VERDADEIROS ATORES DO ESPAÇO ESCOLAR

  • Laísa Macêdo Brandão

  • Astor Vieira Júnior

  • Eliane da Silva Nunes

  • Lucivânia Pereira dos Santos

Rede Estadual da Bahia, no município de Cotegipe, na comunidade do Taguá

Projeto: Robótica com Sucata: uma Aprendizagem Sustentável

  • Claudia Jerusa da Cruz Vasconcelos

  • Selma Helena Marinho de Souza

  • katia Regina Pimentel Araújo

  • Cassandra Figueiredo Varela

Rede Municipal de Ensino do Município de Ananindeua - PA

Projeto: Trilhas da Caatinga um projeto com aprendizagem interdisciplinar, criativa e sustentável no Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Senhor do Bonfim

  • Janair Torres Borges de Melo

  • Angelita Santos de Souza

  • Juliana Gabriela Alves de Oliveira

  • Carolina Baiana Dóerea

Rede estadual e municipal - BA

Projeto: Welcome to Tocantins

  • Larissa Cardoso Beltrão

  • Elza de Fátima Silva Souza

  • Janaina Nunes de Oliveira

Rede Estadual do Tocantins

PROJETOS DESTAQUE

Projetos destaque focam em um público-alvo de menor idade (0 a 5 anos) do que o foco do DAC 2020, portanto não podem ser contemplados com a seleção. No entanto, os seguintes projetos são relevantes, com práticas comprovadas alinhadas com a aprendizagem criativa adaptadas para a faixa etária e merecem destaque para conhecimento do público

Projeto: Aprendendo pelo Pensamento Heurístico

  • Alessandra Giriboni de Oliveira

  • Cintia Hiroco Tariki

  • Kelly Cristina Barea do Nascimento

  • Edeli Machado Luglio Adalberto

Rede municipal de São Bernardo do Campo - SP

Projeto: Educação Maker na Primeiríssima Infância - relato da Experiência da EMEB "Valderez Avelino de Souza"

  • Tania Regina Cherubelli Demarchi

  • Edeli Machado Luglio Adalberto

  • Janaína da Rocha Aguiar Souza

  • Márcia Kitano

Rede Municipal de São Bernardo do Campo - SP

© 2023 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram