PERGUNTAS FREQUENTES

Tenho um projeto que demanda recursos superiores ao valor de R$ 10 mil (dez mil reais).

Se o projeto depender exclusivamente dos recursos disponibilizados pela fellowship e eles não são suficientes, você terá que procurar outras formas para viabilizar sua proposta  ou redimensioná-la. Recomendamos que deixe claro qual o produto/serviço que será desenvolvido durante o Desafio e como o projeto será viabilizado.

 

Há especificação de como o valor deve ser investido? 

Você pode utilizar o valor de R$ 10 mil como achar melhor, desde que esteja relacionado com o planejamento, execução ou avaliação do seu projeto.

 

O número esperado de participantes diretos do projeto refere-se aos membros da equipe do projeto ou ao público-alvo?

O número de participantes refere-se ao público-alvo, aqueles que serão impactados pelo projeto. Caso você ofereça uma oficina para professores, os participantes diretos do projeto serão os professores que participarem da sua oficina. 

 

Lembre-se que, o DAC 2020 procura projetos em que parte da equipe trabalha em mais profundidade com um menor número de estudantes enquanto outra parte da equipe tenha um alcance mais abrangente. 

 

Onde posso obter informações sobre experiências semelhantes de Fellowships?

Em janeiro de 2015, o MIT Media Lab organizou o Lemann Creative Learning Institute, uma iniciativa muito parecida com o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil. Confira o relato dos participantes neste vídeo

 

Confira os depoimentos dos Fellows das edições anteriores do Desafio de Aprendizagem Criativa de 2017 , 2018 e de 2019

 

Veja a descrição de Aprendizagem Criativa na Prática baseada nos projetos dos Fellows do DAC 2018 Aprendizagem Criativa na Prática: Edição especial DAC Brasil 2018.

 

No site da Lemann há um link dedicado aos Fellowships organizados pela Fundação: 

https://fundacaolemann.org.br/liderancas-para-impacto-social

 

O meu projeto tem mais que três pessoas na coordenação. Eu posso inscrever mais pessoas para participar como fellows do Desafio?

O Desafio permite a participação de no mínimo três e máximo quatro pessoas como fellows em cada projeto. 

 

Fui selecionado em uma edição anterior do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil. Posso me inscrever para o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2020?

Não iremos contemplar projetos que já tenham sido selecionados no programa Makers Educa (2015) ou em edições passadas do Desafio Aprendizagem Criativa.

 

Posso me candidatar ao Desafio individualmente?

Não, na edição 2020 do Desafio procuramos equipes híbridas de 3 a 4 pessoas para desenvolver o projeto. 

 

Sou estrangeiro(a), posso me candidatar ao DAC 2020?

Sim, você pode se candidatar desde que o formulário seja preenchido em português, as atividades sejam desenvolvidas no Brasil e que você tenha uma conta bancária no país. 

Um autor pode submeter mais de um projeto?

É possível se houver uma articulação com mais de um grupo dentro da secretaria de ensino. Porém, reforçamos a importância da autoria coletiva da proposta por todos membros da equipe e não a aplicação de um único modelo a diferentes públicos. 

 

O quarto elemento pode ser um membro da universidade?

Sim, desde que justificado o papel dessa pessoa dentro da equipe e no projeto. É esperado que a pessoa da universidade participe ativamente de todas as atividades e obrigações do Fellowship junto com os demais Fellows. Caso esta pessoa não seja central à implementação do projeto, ela pode ser inscrita como "Parceiro". 

 

Pode ser um projeto construído entre uma pessoa de uma cidade e outras pessoas de outras cidades?

Sim, mas pode ser que isso implique em um número de pessoas envolvidas no projeto acima das quatro pessoas permitidas pelas regras dos Desafio, o que pode ser contado como negativo na avaliação do projeto no DAC. Caso seja apenas um professor a mais, tudo bem, mas como será o trabalho com distância entre duas cidades e qual seria o respaldo administrativo desse professor? Isso precisa ser justificado no formulário de inscrição. Uma alternativa seria citar a segunda escola como um dos locais de expansão do modelo

 

Gestores Regionais em prefeituras muito grandes ou em Estados podem ser um elemento do grupo?

Sim, mas quanto mais alto o cargo na hierarquia administrativa e quanto mais estável no cargo de gestão for esse gestor, melhor.  No formulário, a experiência de cada um dos candidatos será solicitada, e isso também deve pesar na avaliação final. Alguém com um cargo mais alto na hierarquia, sem compromisso comprovado com práticas inovadoras pode ser pior avaliado do que alguém em um nível mais baixo na hierarquia, mas com práticas inovadoras.

A carta de anuência ou apoio é um elemento importante também, deverá ser assinada por alguém da secretaria, alguém com o nível administrativo mais alto possível.

 

Podem participar outras redes de ensino como o Sistema S?

Sim, organizações públicas como o Sistema S, Centro Paula Souza, Institutos Federais, escolas da FEBEM, etc que atendem na sua maioria populações em vulnerabilidade social podem submeter propostas. Justifique na sua proposta de que forma o projeto tem ou terá impacto em comunidades vulneráveis e como o ele tem potencial de ser adotado de forma sistêmica na sua rede.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe pelo email info@aprendizagemcriativa.org

© 2023 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram